Tweet |
![]() |
A composição do nome
O nome civil da pessoa natural compõe-se de:
Prenome: que é o nome próprio da pessoa e que pode ser simples, João, Maria; ou composto: João Cláudio, Maria Cristina.
PatronÃmico, ou apelido de famÃlia: que é o elemento acrescido ao prenome, vulgarmente conhecido como “sobrenomeâ€.
O prenome é escolhido e adquire-se com o registro. O patronÃmico, no entanto, adquire-se por direito próprio, isto é, por pertencer a determinada famÃlia, decorrendo, portanto, do nascimento ou do reconhecimento da filiação.
A formação do nome completo
A redação dada ao art.55 da Lei de Registros Públicos (6.015/73) determina claramente que o assento de nascimento deve constar o nome do pai (ou seja, o patronÃmico ou nome de famÃlia deste). Determina, ainda, o dispositivo que, na falta de pai, do assento deve constar o nome de famÃlia da mãe.
Assim, o nome completo de filho de pais casados entre si, ou de filho reconhecido pelo pai, deve obrigatoriamente ser formado: “Pelo prenome seguido do nome de famÃlia do paiâ€.
No entanto, nada impede que, nestes mesmos casos se possa intercalar, ao nome, outros elementos, como o patronÃmico materno ou avoengo. Apreciando a matéria, o Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo assim decidiu:
A composição do nome não é arbitrária. Regularmente, o nome é formado de elemento do nome de famÃlia da mãe e de elemento do nome da famÃlia do pai, vindo o primeiro antes do último. Dos dois elementos, o principal é o da famÃlia do pai. (Revista dos Tribunais nº 261, pag. 164).
(...)
O prenome duplo obrigatório
São obrigados a prenome composto, ou nome completo diverso, os irmãos, inclusive gêmeos, a quem pretender dar o mesmo prenome.
A ortografia dos prenomes de lÃngua portuguesa
É recomendável que os prenomes sejam grafados segundo a regra ortográfica estabelecida para os nomes comuns.
A ortografia dos prenomes da lÃngua estrangeira
Se o prenome escolhido for de origem estrangeira, é recomendável que seja respeitada a grafia original.
Os prenomes inventados ou aglutinados
Desde que não exponham o portador ao ridÃculo, os prenomes poderão ser criados ou aglutinados.
O prenome que exponha o portador ao ridÃculo
Não é permitido registro de prenome que exponha o registrando ao ridÃculo. Havendo insistência do interessado, deverá ser submetido o caso à Corregedoria Permanente.
Cumpre ao oficial do registro civil esclarecer e aconselhar aos pais que estes coloquem em seus filhos prenomes comuns, normais e compatÃveis com os dias atuais, informando-os dos constrangimentos que, no futuro, podem os registrandos vir a sofrer em razão do nome escolhido.
As retificações, mudanças e alterações nos prenomes
Quando houve erro evidente no prenome ou na composição do nome, a sua retificação, mudança ou alteração pode ser feita mediante pedido à Corregedoria Permanente.
Todos os demais pedidos de retificação ou alteração no prenome , ou na composição do nome, exigem procedimento de jurisdição voluntária.
(A PRATICA DOS ATOS DO REGISTRO CIVIL – Orientação aos OfÃcios de Registro Civil das Pessoas Naturais – 2º edição – Editora DN S/C Ltda – p. 55, 57 e 58 - autores diversos)
Tweet |
![]() |